Estratégia de REDD+ do Programa Jurisdicional
do Tocantins

A estratégia de REDD+ do Programa é
implementada por meio de três
instrumentos principais:

Plano de Prevenção e Combate aos Desmatamentos e Incêndios Florestais do Estado do Tocantins (PPCDIF)

É o principal instrumento para enfrentar o desmatamento ilegal e os incêndios florestais no Tocantins por meio de esforços de prevenção, fiscalização, monitoramento e financiamento, articulando diferentes políticas públicas e instituições. 

O PPCDIF, que cobre o período 2021-2025, está alinhado com os planos federais (PPCDAm e PPCerrado). O Plano possui quatro eixos estratégicos, cada um com suas respectivas ações e metas previstas:

META GERAL

AÇÕES

PREVENÇÃO

MONITORAMENTO

COMANDO E CONTROLE

COMBATE

Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável

É uma iniciativa do Estado que visa o alcance do desenvolvimento de baixas emissões de gases de efeito estufa no Tocantins até 2040, com o uso racional de recursos naturais, respeito às próximas gerações, melhoria da qualidade de vida de sua população e mitigação das mudanças climáticas. Suas diretrizes são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no engajamento das partes interessadas, no respeito à diversidade e vocação natural, na governança, monitoramento e transparência e na definição dos investimentos. A estratégia está organizada em 4 eixos principais de atuação: Econômico, Social, Ambiental e Infraestrutura.

Plano Agricultura de Baixo Carbono+ do Tocantins (Plano ABC+TO)

É o plano setorial para adaptação da agropecuária tocantinense às mudanças do clima e à redução de emissões de GEE do setor. O Tocantins comprometeu-se a reduzir entre 8,5 e 10,5 milhões tCO2e até 2030 com o Plano ABC+/TO. 

O Plano ABC+/TO busca promover a recuperação de pastagens degradadas, a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e áreas de Reserva Legal (RL), e implementar práticas agrícolas ambientalmente sustentáveis, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).